O xadrez e a educação
Bom dia...
Há diversos projetos que mostram que o desempenho de alunos praticantes do xadrez em comparação aos não praticantes é superior. Entretanto, nos perguntamos: há alunos que não praticam xadrez com resultados semelhantes?
A resposta é positiva, porém todos os enxadristas apresentaram desempenho superior à média. E é aí que mostramos que o xadrez funciona como ferramenta pedagógica de notável valor nas escolas. É um facilitador da aprendizagem quando exercita o raciocínio, a imaginação, a criatividade, a atenção e a concentração dos alunos.
A Tabela 1 apresenta a relação entre os benefícios do xadrez perante os aspectos educacionais.
Tabela 1 – Relação entre o xadrez e suas implicações nos aspectos educacionais
Características do xadrez
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Implicações nos aspectos educacionais
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Concentração
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Desenvolvimento do autocontrole psicofísico
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Fornecer um número de movimentos num determinado tempo
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Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível
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Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes
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Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo
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Encontrado um lance, a procura de outro melhor
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Empenho no progresso contínuo
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Direcionar a uma conclusão brilhante uma posição aparentemente sem possibilidades
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Criatividade e imaginação
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O resultado indica quem tinha o melhor plano
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Respeito à opinião do interlocutor
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Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa
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Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia
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Um movimento deve ser consequência lógica do anterior antevendo o seguinte
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Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto consistência e fluidez de raciocínio
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De acordo com a Tabela 1, a atividade enxadrística realizada no contexto educacional permite trabalhar a melhoria da autoestima dos estudantes e é acessível aos estudantes, mesmo os que apresentem dificuldades ou defasagem de aprendizagem em disciplinas curriculares, podendo servir também como elemento motivador para a superação das mesmas.
Segundo Zatz et al. (2006), “os jogos de sociedade, ou jogos de tabuleiro, estimulam o raciocínio, a linguagem, a coordenação motora, a imaginação, a criatividade, a concentração e a socialização”.
Quando se praticam jogos de grupo a experiência se engrandece já que a sociabilidade é agregada à vida da criança, surgindo assim os primeiros sentimentos morais e a consciência de grupo. Quando a criança joga compromete toda sua personalidade, não o faz para passar o tempo.
Podemos dizer, sem dúvida, que o jogo é o “trabalho” da infância ao qual a criança dedica-se com prazer. Pode-se perceber através do que foi exposto o valor educativo que a prática lúdica do xadrez possui. (GRILO, 2012)
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